Casa em Laúndos

Habitação | Concluído

Proposta:

Casa em Laundos – Póvoa de Varzim – edifício de habitação unifamiliar na encosta do famoso Monte de S. Félix.

Conceito:

Este projeto apresenta um volume quase “voador”, projetado sobre a esplendorosa paisagem do recorte marginal da zona costeira da Póvoa de Varzim. Esta peça altiva emerge entre o denso arvoredo e debruça-se como um espaço de “sonhos”, um ninho no Monte que se dilui entre pátios e envidraçados. A ideia foi construir uma objeto arquitetónico altivo mas integrado na paisagem, uma casa que se relacionasse mais com a envolvente extensa do que pousada num socalco do monte. Assim e por isso a casa “voou”.

Programa:

Nesta proposta para construção de um edifício, e tendo em conta a necessidade de rentabilização e adequação de áreas para a habitação contemporânea, propõe-se abordar uma disposição mais fluida e interligada.

O desenvolvimento programático da habitação é muito simples, no piso 1 encontram-se: garagem, arrumos, pátio, e escritório. No piso 0 encontra-se o escritório com uma pequena zona de arrumos, a suite com casa de banho e zona de vestir, e um terraço onde se pode ter uma relação mais direta com a vegetação circundante e com a paisagem. No piso -1 encontram-se dois quartos, uma casa de banho de apoio aos mesmos, cozinha, sala comum e WC de serviço.

 

Arquitetura: arqtº Avelino Oliveira;, arqtª Catarina Ferreira; arqtª Elina Briede e arqtº Gil Brito

Especialidades: Coordenação engº Pedro Ferreira; Engº Lopes de Oliveira

Créditos fotográficos: João Morgado