Casa na Praia das Pedras Brancas

Habitação | Concluído

Proposta:

A proposta apresentada pretende edificar uma habitação unifamiliar para um agregado familiar de quatro pessoas. Neste caso existe a particularidade do proprietário ser simultaneamente o arquitecto que projecta habitação.

Conceito:

O projeto consiste em ocupar um lote muito estreito, elevando uma casa de 3 fachadas, geminando a empena Norte com uma habitação existente que possui uma linguagem um pouco datada. Partimos do confronto de formas e através da construção do edifício procuramos autonomizar o carácter e o desenho da habitação. A casa espreita o mar e procura, por um lado, desenhar através das suas janelas a paisagem, por outro fornecer o conforto na intimidade dos ventos agrestes da nortada da costa litoral.

Programa:

Tendo em conta a necessidade de rentabilização e adequação de áreas para a habitação contemporânea, propõe-se neste projecto abordar uma disposição mais fluida e interligada. O desenvolvimento programático da habitação é muito simples. No piso térreo a cozinha, sala comum, sanitário de serviço e entrada. Havia de dotar tanto a cozinha como a sala com os espaços exteriores. No piso superior encontram-se os quartos. Finalmente prevê-se o aproveitamento do sotão.

Arquitetura: arqtº. Avelino Oliveira c/ arqtª Elina Briede;

Especialidades: Oval engenharia; coordenação engººº Lopes de Oliveira; Instalações engº Miguel Venâncio

Créditos fotográficos: Oval