Complexo Social de Alpendorada
Equipamento Público | ConcluídoProposta:
Conjunto edificado para as novas instalações do Centro Paroquial da Vila de Alpendorada. Este equipamento público será o pólo aglutinador das ações sociais na Freguesia e no baixo concelho do Marco de Canaveses.
Conceito:
Usando como base de trabalho, um terreno no perímetro exterior do centro da Freguesia, procurou-se compor um desenho arquitetónico que articule as disposições programáticas com simplicidade.
A opção final foi apresentar uma intervenção contemporânea, inovadora, sem agredir um conjunto, aproveitando a topografia existente e diluindo-se no magnífico espaço verde envolvente.
Programa:
O projeto fortalece aquilo que é intrinsecamente essencial num equipamento deste tipo, de contacto com a população – uma ótima acessibilidade, proximidade aos pontos chaves do terreno, uma funcionalidade exponencial em acessos, circulação exterior e modelação construtiva. Apresenta-se então uma linguagem arquitetónica que dê segurança e que represente um metabolismo, um elemento orgânico, forte, representativo e com vida. A flexibilidade da volumetria permite receber uma gramática visual e um desenho urbano qualificante. o projeto compreenderá as seguintes disposições programáticas e atividades funcionais:
Lar de idosos – capacidade 60 idosos (com 50% de ocupação em quartos individuais). Centro de Dia – capacidade 40 utentes. Creche (dupla) – capacidade 66 crianças. Serviço de Apoio Domiciliário – capacidade 50 utentes. Sala Polivalente – Multidisciplinar.
Arquitetura: arqtº Avelino Oliveira; arqtª Elina Briede e arqtª Catarina Ferreira
Especialidades: Omega – Engenharia
Créditos fotográficos: Oval