Conjunto de Habitação Social em Lima – Peru
Habitação Social | ProjetoDescrição:
Proposta apresentada a concurso internacional “Arquitectura Sostenible con Inclusión Social 2012”, promovido pelo GBC, consejo peruano de construcción sostenible, para a construção de habitação das populações afetadas pelo “tsunami” ocorrido no Perú que afetou várias cidade, em especial a cidade de Pisco.
Sinopse:
No Perú, um terço da população vive na cidade capital (Lima), e quase 60% dos peruanos vivem junto ao litoral. Assim, aproximadamente 70% vivem no território urbano e apenas30% nas zonas rurais, serranas ou florestais. Consideramos como um dos requisitos conceptuais o enfoque geográfico do concurso, desenhando uma casa que se adapte quer seja para áreas urbanas, quer seja para outras zonas menos densas. Deste modo, procuramos estabelecer, dentro da mesma linguagem e dos mesmos conceitos de forma, de desenho, de tipologia e de elementos técnicos, uma proposta de casa que possa ser aplicada em todo o território peruano. A proposta representa uma peça alargada, construída com uma zona pública e outra privada, demarcada pela simplicidade das suas formas.
Decidimos, portanto, conceber uma casa de um só piso, no entanto que seja adaptável e flexível ao universo antropológico urbano ou rural, e também aos recursos técnicos e a cada espaço geográfico, cultural e natural. Uma casa adaptável, inclusiva de fácil uso e de grande flexibilidade.
Equipa: Oval projetos
Arquitetura: arqtº Avelino Oliveira (coord.); arqtª Catarina Ferreira arqtª Elina Briede; arqtº Gil Brito
Colaboração especial: arqtº Javier Uribe (México)
Engenharias: engº Pedro Ferreira; engº Lopes de Oliveira