Edifício Catassol

Habitação Coletiva | Concluído

Proposta:

O edifício destina-se a Comércio e Habitação Multifamiliar com um volume de Cave, Rés-do-chão e três andares, desenvolvido sobre a largura do lote. O conjunto edificado, localizada nas imediações do Complexo de “O Lar do Comércio”.

Conceito:

Construir um bloco unitário, urbano e integrado numa via de transição entre contextos construídos em que se misturam volumes de média e baixa densidade.

Pretende-se realizar habitações multifamiliares que possam ser apropriadas como casas e não como simples apartamentos de uma periferia urbana indeterminada. Os apartamentos procuram estabelecer uma relação de grande abertura através da composição dos seus alçados, rasgando vãos e abrindo varandas que exerçam um diálogo com a estrutura urbana envolvente

Programa:

A edificação divide-se em duas funções de carácter distinto: Na primeira, ao nível do piso térreo, pretende-se criar um espaço comercial, com acesso directo e autónomo a partir da via pública e respectiva ventilação e iluminação natural.

Na segunda função – habitação – seria dimensionada para 7 fogos, com acesso directo a partir da rua e desenvolvendo-se em mais 3 pisos, sem aproveitamento da cobertura e/ou telhado. A base programática de esquerdo direito é complementada com uma composição perpendicular ao desenvolvimento da rua, com espaços sociais relacionados com a rua e espaços de intimidade voltados ao pátio comum.

Arquitetura: arqtº. Avelino Oliveira c/ arq. César Moreira; arqtª Elina Briede;

Especialidades:; Oval engenharia; coordenação engº Lopes de Oliveira;

Créditos fotográficos: Oval