Edifício Sede da Junta de Freguesia de Ramalde

Equipamento Público | Concluído

Proposta:

Reconversão do espaço público existente contíguo ao edifício sede da Junta de Freguesia e ao adro da Igreja de Ramalde. Este edifício pretende ser a área complementar aos serviços necessários oferecer numa das principais Juntas de Freguesia do País.

Conceito:

O espaço é contínuo sem fronteiras ou barreiras espaciais e determina a localização do equipamento proposto num local com características morfológicas espaço semipúblico. O Edifício pretende ser uma extensão do pavimento que se materializa em paredes, através de múltiplos cubos de granito. Estas unidades de pedra representam os milhares de munícipes que usam diariamente os serviços da Freguesia. Superiormente as lâminas de madeira horizontais pretendem sombrear uma caixa de vidro cujo peso simbólico se assume por desejar intersectar e proteger esse maciço de pedras sobrepostas.

Programa:

O interior do edifício desenvolve-se segundo uma linha programática simples, dividindo-se em três zonas distintas – serviços (gabinetes e sala de reuniões), sala polivalente (espaço amplo e divisível) com respetivos sanitários, sobrando a última área, organizada em função de um especial pátio interior com sala de formação, arquivos e cozinha. No conjunto sobressai o salão colocado de forma central com comunicação direta para a cozinha através de um balcão simples que servirá quando necessário para bar e preparado para pequenos espetáculos ou atuações desde que a sala contígua desempenhe o papel de palco.

Arquitetura: arqtº. Avelino Oliveira, arqº César Moreira

Colaboração: arqtº Frederico Fialho; arqtª Marta Mello Sampayo; arqtº Miguel Correia

Especialidades: Oval – Engenharia; coordenação: engº Lopes de Oliveira.

Créditos fotográficos: João Ferrand